Capacitação de Cirurgiões Dentistas da Rede Municipal de Umuarama Pr- Atualização em Endodontia

Capacitação de Cirurgiões Dentistas da Rede Municipal de Atenção Básica e do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Umuarama.

Atualização em endodontia – Tratamento de Canal

 Dr. Pedro Paulo Luz Cherubini ministrando palestra aos dentistas no auditório da 12ª Regional de Saúde

           Aconteceu na 12ª Regional de Saúde no dia 03/06/2011, uma sexta-feira às 13h30min, a atualização em Endodontia - Tratamento de Canal, ministrada pelo odontólogo, Dr.Pedro Paulo Luz Cherubini, segundo a Diretora de Saúde Bernadete Del Mônaco Avelar, esta palestra faz parte da Educação Permanente - uma proposta que tem por objetivo atingir todos os profissionais da área de saúde que atende o município de Umuarama, capacitando-os a exercerem com excelência suas funções continuadamente, visando à satisfação e a melhor qualidade de vida da população que se utiliza dos serviços de saúde pública em nossa cidade, Bernadete salientou que o foco principal é o respeito ao ser humano, que tem direito a saúde de maneira ampla.

          De acordo com a Diretora, saúde perfeita não se restringe simplesmente na ausência de dores ou de enfermidades diagnosticadas, e sim em oferecer dignidade aos cidadãos desde o momento em que ele procura os serviços de saúde pública até o recebimento do tratamento adequado às suas necessidades. Bernadete ainda falou da importância desta capacitação no sentido da escolha do profissional que ministrou a palestra, segundo a diretora, Dr. Pedro Paulo, profissional convidado pela Secretaria para realizar o trabalho nesta etapa do programa Educação Permanente é uma referencia de excelência no exercício da profissão odontológica e também um exemplo de cidadão consciente de seu papel na sociedade, “precisamos de referencias que nos tragam exemplos práticos que vão além da teoria não menos importante ensinadas na academia dentro do processo de formação de nossos profissionais, precisamos humanizar, resgatar a importância do exercício profissional como missão, como serviço, o profissional é servo dentro da função que exerce, e como servo necessita entender o porquê e para quê deve servir, só assim poderá fazer a diferença no ambiente ao qual este se encontra inserido, o profissional pode e deve ser o agente transformador capaz de mudar as vidas que passam pelos seus cuidados”, conclui Bernadete.

          Para o Dr. Pedro Paulo Luz Cherubini palestrante do evento, a maior satisfação deste trabalho foi ministrar a um público de colegas de profissão abertos ao novo, interessados em aperfeiçoarem seus conhecimentos e decididos a fazerem a diferença no universo da odontologia, principalmente no que se refere à odontologia como saúde publica. De acordo com o palestrante é nos consultórios odontológicos inseridos dentro dos centros ou postos de atendimento público onde se é possível conhecer de fato a saúde bucal da população local. O palestrante ressaltou ainda que o verdadeiro e importante trabalho do cirurgião-dentista na sociedade é cultivar no indivíduo a semente da odontologia preventiva e conclui dizendo que está nas mãos do cirurgião-dentista a harmonia que poderá ser equilibradamente bela e saudável para todos.