Radiologia Odontológica e Imaginologia é a especialidade que tem como objetivo a aplicação dos métodos exploratórios por imagem com a finalidade de diagnóstico, acompanhamento e documentação do complexo buco-maxilo-facial e estruturas anexas.
A busca por melhores equipamentos digitais, é uma constante em nossa trajetória. Trazendo sempre mais qualidade, agilidade e conforto aos nossos pacientes.
A imagem desse exame proporciona a visualização do dente em todo o seu conjunto - coroa, raiz e periodonto-(osso alveolar circundante) . Podendo definir processos de cáries nas fases iniciais, a presença de cáries reincidentes, sob restaurações, calcificações, nódulos pulpares, fraturas, anomalias, reabsorções radiculares e focos periapicais. Observar tamanho, forma e número dos condutos radiculares.
Inclusões dentárias e patologias ósseas circunvizinhas ao órgão dentário.
Determinar a relação dos germes dos dentes permanentes com os dentes descíduos e a cronologia de erupção. É um exame fiel, com minúcias e detalhes das estruturas.
É o exame das faces interproximais dos dentes posteriores e da crista óssea alveolar, com finalidade de detectar a presença de processos de cáries nesta região, adaptações marginais de restaurações ou peças protéticas - (excessos ou faltas) e a presença de lesões periodontais, comprometimento das estruturas ósseas, destruição da crista óssea alveolar.
É a técnica ideal para estudar a estrutura da coroa e região cervical dos dentes posteriores, - molares e pré-molares (superiores e inferiores).
Toda a riqueza de informações, para os quatro hemi-arcos , montando assim uma “panorâmica” das arcadas, com minúcias e detalhes. Exames periapicais, proporcionam o menor índice de distorção (e ou ampliação) dentre os exames radiográficos odontológicos.
É um exame que apresenta os benefícios do Status, e proporciona com a associação das Interproximais as informações sobre adaptações marginais de restaurações ou peças protéticas - (excessos ou faltas) e a presença de lesões periodontais, comprometimento das estruturas ósseas, destruição da crista alveolar.
Através de três tomadas radiográficas, podemos diagnosticar: dentes retidos, supranumerários, áreas patológicas, instrumentos fraturados dentro ou fora de condutos radiculares e ainda localizar os mesmos, se por vestibular ou palatino, ou se por mesial ou distal.
Proporciona diagnósticos das estruturas n tórus maxilar, alterações da fossa nasal e septo nasal, cistos palatinos e cistos naso-palatinos, cistos de forame incisivo; também se aplica no exame de pacientes desdentados, principalmente, na pesquisa de raízes residuais, dentes inclusos, dentes supranumerários ou no estudo de grandes áreas patológicas ou anômalas, cujo exame periapical seria insuficiente para um informe mais preciso. Nas mensurações ortodônticas para determinação e controle do tamanho dos maxilares, ou no estudo das fendas palatinas. Também muito empregada quando o paciente apresenta transtorno como o trismo, que impede o exame periapical; e crianças; principalmente as traumatizadas; quando impedidas do posicionamento das periapicais.
Podemos aplicar no estudo de fraturas mandibulares, na pesquisa de cálculos salivares no conduto de Wharton (glândulas salivares submandibulares). Também muito empregada quando o paciente apresenta transtorno como o trismo, que impede o exame periapical; e crianças; principalmente as traumatizadas; quando impedidas do posicionamento das periapicais.
Permite a visualização não só das arcadas dentárias, mas de todo conjunto maxilomandibular com suas estruturas
adjacentes de interesse e que estão interrelacionadas -(seios maxilares, fossa nasal, côndilos, alterações patológicas), tudo isso em um único filme. Também muito útil nos diagnósticos de traumatizados, para a visualização de fraturas.
Exame que associa todos os benefícios da panorâmica com auxílio de diagnóstico dos problemas nas proximais e cervicais dos dentes, assim como da região apical dos incisivos (sup.e inferiores) região essa algumas vezes deficiente na panorâmica, devido à inclinação (às vezes acentuada) dos incisivos, assim como superposição da coluna cervical sobre os mesmos.
Este exame além de oferecer uma interpretação da Panorâmica oferece um traçado computadorizado, realizado tomando-se a imagem das panorâmicas e marcando-se as angulagens dentárias a partir dos ápices dentários às suas incisais. Muito útil no auxílio das correções ortodônticas, inicio (auxílio na colagem de breckts) e na evolução do tratamento.
Indicada para medições para Implantes. Além de oferecer uma interpretação da Panorâmica oferece um traçado computadorizado com medidas em altura, nas regiões de ausências dentárias e auxilia o planejamento de implantes em regiões com disponibilidade óssea. (Nota: Devido ao tipo de translação do aparelho pode haver perda de visualização da região dos côndilos).
Panorâmica (com traçado da posição dos cisos): Visa uma apresentação mais real da posição dos Terceiros Molares, com o traçado que oferece as medidas de comprimento e largura desses elementos.
Para verificação da assimetria do espaçoo da Articulação Temporo-Mandibular, compreendido entre a porção da cavidade glenóide e face superior do côndilo; com tomadas com o paciente de boca totalmente fechada, relaxada e aberta, (lado direito e esquerdo), proporcionando a visualização da excursão do côndilo (movimentos de rotação e ou translação) na cavidade. Segue um traçado com medidas computadorizadas, com os padrões obtidos, padrão de normalidade e dos prováveis desvios e disfunções oclusais; com gráfico que auxilia a visualização dos desvios.
É um Kit de exames, com todos os padrões do exame das seis exposições trans-cranianas com medidas, e que ainda oferece recursos modernos de visualização do côndilo, pelas técnicas trans-facial e antero-posterior, proporcionados pelos movimentos cinemáticos das planigrafias; mostrando assim, de forma precisa, a cortical superior dos côndilos, em vista lateral e frontal.
A planigrafia Antero posterior, proporciona uma ampliação de 70% (do côndilo).
Exame com moderno recurso de visualização do côndilo, pela técnica trans-facial, proporcionados pelos movimentos cinemáticos das planigrafias; mostrando assim, de forma precisa, a cortical superior dos côndilos, em vista lateral com visualização dos côndilos em posição de Máxima intercuspidação e Máxima abertura de boca.
Exame com moderno recurso de visualização do côndilo, pela técnica Antero-posterior, proporcionado pelos movimentos cinemáticos das planigrafias; mostrando assim, de forma precisa, a cortical superior dos côndilos, em vista frontal. Nesse exame, o côndilo estará com ampliação de 70%, proporcionando assim, detalhes de alterações, remodelações e ou desgastes das estruturas. Para a realização desse exame, o paciente estará sempre com máxima abertura de boca.
Esse moderno recurso, permite visualizar os seios da face (seios maxilares), na sua porção anterior, mediana e posterior; permitindo assim a análise completa de suas estruturas. Indicada para avaliação do comprometimento dos seios da face e de processos inflamatórios periapicais - sinusites odontogênicas.
Na pesquisa e localização das sinusites do seio maxilar, localização de corpos estranhos, fragmentos de raízes, dentes no interior do seio; para localização e delimitação de áreas patológicas e das fraturas da maxila.
Na pesquisa e localização das sinusites do seio Frontal, para localização e ou delimitação de áreas patológicas do seio frontal.
Paciente com trismo; para localização, determinação das direções, extensão e complexidade das fraturas; para verificação da relação fratura/órgão dentário; na pesquisa e localização de corpos estranhos, raízes residuais, dentes inclusos, impactados e supranumerários, agulhas fraturadas; para localização e determinação de áreas patológicas e para controle pós-operatório.
Para pesquisa e localização das fraturas do arco zigomático; da integridade da parede posterior do seio maxilar e para exame da mandíbula - processo coronóide e côndilo.
Radiografia muito usada na ortodontia e endocrinologia, para determinação da idade óssea, determinação da curva de crescimento e momento do surto de crescimento (estirão ou “pico” de crescimento).
Importantíssima no auxílio do planejamento ortodôntico, para avaliação das assimetrias faciais. Acompanha um cefalograma com medidas cefalométricas computadorizadas, com os padrões obtidos, padrão de normalidade e dos prováveis desvios; com gráfico que auxilia a visualização dos desvios.
Algumas vezes pode-se avaliar sua necessidade, pelo exame externo da face do paciente.
Sua aplicação maior é na ortodontia e Cirurgia Ortognática. Através da identificação e determinação dos pontos antropomátricos e mensurações das linhas e ângulos formados pela ligação destes pontos podemos realizar um estudo cefalométrico, constituindo-se os chamados cefalogramas. De valor inigualável no auxílio do planejamento e sucesso do tratamento ortodôntico.
Exames radiográficos e complementos para possibilitar o planejamento da estrutura para os implantes. Acompanharão os modelos de estudo, Guias de referência em goteira à vácuo, Panorâmica com visualização dos guias de referência e interpretação radiográfica, fotos intra e extra-orais. Tudo isso apresentados em pasta própria e caixa para modelos.
Tomada radiografica de simples posicionamento para o paciente feita com cortes coronais na porção anterior, mediana e posterior dos seios da face.
Radiologia Odontológica, Semiologia, Endodontia e Cirurgia Para-endodontica
Perfil – Radiologia Odontológica – Semiologia – Endodontia e Cirurgia Para-endodontica
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.